Linguagem Corporal e Microexpressões

2.5K Flares Facebook 1.7K Twitter 580 Google+ 261 2.5K Flares ×

Seja bem-vindo(a) à Seção do Portal IBRALC sobre Linguagem Corporal

A interpretação do não verbal sempre exerce grande fascínio sobre os seres humanos, pois existe um certo mistério nas habilidades necessárias para a sua interpretação consciente. Além disso, as pessoas imaginam que interpretar o comportamento não verbal concede acesso à verdade e às emoções efetivamente experimentadas pelas demais pessoas, o que nem sempre ocorre.
Ao pensarmos em comunicação, nos parece natural que a verbalização tenha maior importância. Em nosso mundo, as palavras têm muito poder e concretude. No entanto, existem outras dimensões da comunicação que são fundamentais para que possamos compreender os fenômenos da linguagem, dos processos psicológicos e da interação entre os seres humanos. Nesse contexto, a comunicação não verbal pode parecer abstrata, misteriosa e dependente de um complexo processo interpretativo. Entretanto, as pesquisas científicas atuais evidenciam que o seu uso competente é tão importante quanto o domínio da linguagem verbal. No IBRALC você aprende a interpretar a comunicação não verbal pela ciência, sem mágica ou promessas ilusórias.

Linguagem Corporal vale a pena?

A ciência nos mostra que o corpo fala por meio dos gestos, da sua movimentação e das expressões faciais. Portanto, aprender a decifrar os sinais da linguagem corporal, é fundamental para decidir de forma mais confiante e acertada. Muitas vezes podem existir incongruências entre o que é dito e a reação física de nossos interlocutores. Nesse caso, fique sempre atento ao que o corpo fala por meio dos sinais da linguagem corporal.

O Portal IBRALC contém centenas de artigos sobre todos os campos da comunicação não verbal e assuntos conexos. Assista o vídeo em que o Dr. Sergio Senna faz uma breve introdução do assunto. Obrigado pela sua visita e esperamos o seu breve retorno.

Os campos de estudo da comunicação não verbal são variados e envolvem todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras: os gestos; expressões faciais; orientações do corpo; as posturas; a aparência física; a relação de distância entre os indivíduos; a modulação da voz e, até mesmo, a organização dos objetos no espaço e o seu uso. Campos de estudo da comunicação não verbal:

a) cinésica (linguagem corporal, gestos, expressões faciais);

b)  proxêmica (uso e organização do espaço físico);

c) paralinguagem (modificação das características sonoras da voz);

d) tacêsica (linguagem do toque); e

e) características físicas (forma e aparência do corpo).

Lembre-se de que a linguagem corporal é apenas um campo da comunicação não verbal.

Navegue à vontade pelas nossas matérias ou utilize a busca na barra lateral direita e na superior para encontrar rapidamente o conteúdo do seu interesse.

2.5K Flares Facebook 1.7K Twitter 580 Google+ 261 2.5K Flares ×
2.5K Flares Facebook 1.7K Twitter 580 Google+ 261 2.5K Flares ×