Linguagem Corporal e Microexpressões

6.4K Flares 6.4K Flares ×

Seja bem-vindo(a) à Seção do Portal IBRALC sobre Linguagem Corporal

Linguagem Corporal

Reconhecer as emoções: habilidade natural ou aprendida?

Reconhecer as emoções: habilidade natural ou aprendida?

Algumas pessoas parecem ter o dom para reconhecer emoções. Será que há diferença entre os que fazem isso desde de criança e os que aprenderam como adultos?

Nosso Mural

Nosso Mural

Veja as principais matérias, temas e destaques do Portal IBRALC - Linguagem Corporal.

A linguagem corporal é cultural?

A linguagem corporal é cultural?

Uma boa parte da linguagem corporal tem origem cultural, mas seria apenas essa a sua fonte?

A mentira pelas impressões cerebrais

A mentira pelas impressões cerebrais

O padrão P300 das ondas cerebrais pode ser usado para levantar se alguém reconhece ou não um objeto. Será possível utilizá-lo para a detecção de mentiras?

Aécio perdeu nos detalhes - linguagem corporal

Aécio perdeu nos detalhes – linguagem corporal

O mau uso da linguagem corporal pode ter sido uma das principais razões para a derrota do candidato Aécio Neves nas eleições de 2014. Veja o que pode ter sido desastroso para ele nessa campanha.

Microexpressões

Divulgação Científica

Divulgação Científica

Artigos mais densos com informações científicas explicadas em linguagem acessível.

Códigos da Ação Facial

Códigos da Ação Facial

Veja um pouco sobre os sistemas de codificação da ação facial foram criados para serem utilizados em pesquisas científicas sobre microexpressões.

Microexpressões e a Face

Microexpressões e a Face

Curioso sobre como reconhecer as emoções pelas expressões faciais? Inicie sua aprendizagem lendo nossas matérias.

O sobressalto pode ser controlado? O auto-controle emocional extraordinário dos monges

O sobressalto pode ser controlado? O auto-controle emocional extraordinário dos monges

Existem emoções rápidas demais para serem controladas. Pelo menos era o que os neurocientistas achavam até pesquisarem o cérebro de monges tibetanos.

Emoções básicas: quantas são?

Emoções básicas: quantas são?

Estudo afirma que os seres humanos expressam quatro emoções básicas em suas faces ao invés de seis.

 
A interpretação do não verbal sempre exerce grande fascínio sobre os seres humanos, pois existe um certo mistério nas habilidades necessárias para a sua interpretação consciente. Além disso, as pessoas imaginam que interpretar o comportamento não verbal concede acesso à verdade e às emoções efetivamente experimentadas pelas demais pessoas, o que nem sempre ocorre.
Ao pensarmos em comunicação, nos parece natural que a verbalização tenha maior importância. Em nosso mundo, as palavras têm muito poder e concretude. No entanto, existem outras dimensões da comunicação que são fundamentais para que possamos compreender os fenômenos da linguagem, dos processos psicológicos e da interação entre os seres humanos. Nesse contexto, a comunicação não verbal pode parecer abstrata, misteriosa e dependente de um complexo processo interpretativo. Entretanto, as pesquisas científicas atuais evidenciam que o seu uso competente é tão importante quanto o domínio da linguagem verbal. No IBRALC você aprende a interpretar a comunicação não verbal pela ciência, sem mágica ou promessas ilusórias.

Linguagem Corporal vale a pena?

A ciência nos mostra que o corpo fala por meio dos gestos, da sua movimentação e das expressões faciais. Portanto, aprender a decifrar os sinais da linguagem corporal, é fundamental para decidir de forma mais confiante e acertada. Muitas vezes podem existir incongruências entre o que é dito e a reação física de nossos interlocutores. Nesse caso, fique sempre atento ao que o corpo fala por meio dos sinais da linguagem corporal.

O Portal IBRALC contém centenas de artigos sobre todos os campos da comunicação não verbal e assuntos conexos. Assista o vídeo em que o Dr. Sergio Senna faz uma breve introdução do assunto. Obrigado pela sua visita e esperamos o seu breve retorno.

Os campos de estudo da comunicação não verbal são variados e envolvem todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras: os gestos; expressões faciais; orientações do corpo; as posturas; a aparência física; a relação de distância entre os indivíduos; a modulação da voz e, até mesmo, a organização dos objetos no espaço e o seu uso. Campos de estudo da comunicação não verbal:

a) cinésica (linguagem corporal, gestos, expressões faciais);

b)  proxêmica (uso e organização do espaço físico);

c) paralinguagem (modificação das características sonoras da voz);

d) tacêsica (linguagem do toque); e

e) características físicas (forma e aparência do corpo).

Lembre-se de que a linguagem corporal é apenas um campo da comunicação não verbal.

Navegue à vontade pelas nossas matérias ou utilize a busca na barra lateral direita e na superior para encontrar rapidamente o conteúdo do seu interesse.

6.4K Flares Facebook 2.1K Twitter 4.1K Google+ 245 6.4K Flares ×