Sorrisos Falsos e Verdadeiros. Você sabe a diferença?

Por em 27 de janeiro de 2011
8 Flares Facebook 6 Twitter 1 Google+ 1 8 Flares ×

 

Você deve ter chegado a esta página depois de fazer o teste de reconhecimento de sorrisos falsos e verdadeiros. Sei que parece um pouco confuso, mas depois da explicação tudo ficará mais claro para você.

linguagem-corporal-rugas-2

Existem diversos músculos envolvidos na produção de um sorriso. São músculos que se encontram na altura da boca, mas também que levantam o lábio superior e contraem os olhos.

Ao contrair e esticar os lábios para sorrir, o músculo Zigomático Maior traciona o canto da boca em direção às orelhas, fazendo com que a boca tome o formato de “U”. Em muitas pessoas, a ação do músculo Zigomático Maior causa o surgimento de rugas dinâmicas e estáticas como as mostradas na figura ao lado.

Além disso, vários músculos levantadores do lábio superior são acionados. Basicamente suas ações são as seguintes:

- levantar o lábio superior

- levantar a bochecha;

- contrair o nariz.

linguagem-corporal-rugas-3

O fechamento dos olhos tem uma mecânica interessante. São pelo menos dois processos:

- Quando a bochecha é levantada, a parte de baixo dos olhos (pálpebra inferior e região) são empurradas para cima, causando a impressão de olhos fechados.

- Além disso, o músculo orbicular dos olhos se contrai, aumentando a impressão de olhos fechados.

 

No sorriso VERDADEIRO, todas essas ações se verificam. O sorriso ocorre, então, na parte de baixo da face, mas também com os olhos.

Diferença entre sorriso verdadeiro e falso

A: Sorriso falso, sem sinceridade, formado apenas pela contração do músculo zigomático maior;

B: Sorriso expontâneo, formado pela contração do zigomático maior, por outros músculos levantadores do lábio superior e pelo orbicular do olho.

 

Existem alguns indicadores inequívocos da contração de certos músculos. Por exemplo, a ruga conhecida como “pés de galinha” é um indicador seguro da contração do orbicular do olho.

As rugas zigomáticas indicam a forte ação do Zigomático Maior, quando puxa o canto da boca em direção às orelhas. As rugas de Risório denunciam um sorriso de cortesia, sem ação dos músculos Zigomático Maior ou Menor.

linguagem-corporal-rugas-4

O enrrugamento do nariz indica a ação de músculos levantadores de lábio superior e do músculo Nasal.

Por meio desses indicadores você jamais deixará de identificar um sorriso verdadeiro.

Vamos analisar a seguinte foto do teste: Angelina Jolie – entre outros elementos, podemos destacar:

- as rugas zigomáticas dinâmicas que se formam nos dois lados do rosto e foram indicadas com a seta em curva;

- as rugas abaixo das pálpebras inferiores, indicando levantamento da bochecha; e

- os “pés de galinha” dinâmicos e discretos que se formam pela contração do Orbicular do Olho (partes palpebral e orbital).

Não se verificam as rugas na parte nasal, como as vistas na foto de Nicole Kidman ao lado esquerdo.

Abaixo, um exercício interessante:

Recortamos apenas os olhos de nossas modelos do teste. Quais são os olhos estão sorrindo? Aí fica fácil, não?

linguagem-corporal-sorriso-1-aux Anna Kournikova em uma sessão de fotos. Ninguém pode dizer que ela não estava se divertindo. observe que os olhos sorriem, mesmo não vendo os lábios.
linguagem-corporal-sorriso-4-aux Angelina Jolie nos tempos da dureza. Observe o sorriso com os olhos. Palpebras inferiores levantadas com rugas abaixo dos olhos.
Bom, esses olhos, nem parecem estar fingindo sorrir.
linguagem-corporal-sorriso-5-aux Halle Berry, quem viu a foto inteira e agora vê só os olhos vai achar que ela estava mesmo era triste quando tirou essa foto.

 

Apesar de tudo isso, receber e oferecer sorrisos de cortesia faz parte da vida e não devemos ficar demasiadamente preocupados com isso. Afinal, a cortesia é uma qualidade importante para desenvolver relacionamentos. Um sorriso que indique os sinais da mentira pode apenas nos dizer que, naquele momento, a pessoa não gostou muito do que dissemos ou fizemos, mas não deseja nos revelar esse seu pensamento.

Muitos desses sorrisos ocorrem por que nosso interlocutor não sabe lidar direito com suas emoções. Se for uma pessoa chegada, por exemplo, pode pensar que vamos ficar tristes se falar a verdade. Quando aprendemos a perceber isso, seja através de treinamento ou mesmo intuitivamente na vida, passamos a entender que nem todas as mentiras ou sorrisos falsos têm o objetivo de nos causar dano.

Além disso, existem regras sociais que todos nós aprendemos a obedecer. Quando essas regras se aplicam à face, chamam-se regras de dispay (ou apresentação). Muitos desses sorrisos falsos se enquadram nesse situação. Alguém ri, por que, culturalmente, aprendemos que é a hora de rir. Isso tira um peso muito grande de nossas costas, não?

Se você tiver curiosidade sobre o tema pode ver as seguinte referências:

1. Matthews, T.G. & Chief, L.B. (2006). The anatomy of a smile. Veterans Administration Hospital, Kerrville, Texas.

2. Douglas Pugh, S.D. (2001). Service with a Smile: Emotional Contagion in the Service Encounter.The Academy of Management Journal. Vol. 44, pp.1018-1027.

 

Visite as Seções do Portal

Lie to Me – Análise de Episódios

Lie to Me - Análise de Episódios

Análise dos episódios da série Lie to Me. Linguagem corporal, emoções básicas, mentira e microexprressões dissecadas em matérias que aprofundam os temas tratados no seriado.

Descobrindo a Mentira

Descobrindo a Mentira

Aprenda a identificar os mentirosos e a detectar a mentira que causa tanto incômodo em sua vida. Veja as nossas matérias sobre a análise da mentira e do papel da linguagem corporal na identificação de mentirosos.

Linguagem Corporal e Microexpressões

Linguagem Corporal e Microexpressões

Veja como a ciência nos mostra que o corpo fala por meio dos gestos, da linguagem corporal e das expressões faciais. Encontre uma coleção de matérias sobre linguagem corporal.

Testes sobre Linguagem Corporal

Testes sobre Linguagem Corporal

Aqui você encontra a galeria dos nossos testes sobre linguagem corporal, sorrisos, reconhecimento pela voz e emoções pelas expressões faciais.

 

Como citar este artigo:

Formato Documento Eletrônico (ABNT)

PIRES, Sergio Fernandes Senna. Sorrisos Falsos e Verdadeiros. Você sabe a diferença?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Disponível em < http://linguagemcorporal.net.br/identificando-sorrisos-falsos/> . Acesso em 16 Apr 2014.

Formato Documento Eletrônico (APA)

Pires, Sergio Fernandes Senna. (2011). Sorrisos Falsos e Verdadeiros. Você sabe a diferença?. Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal. Recuperado em 16 Apr 2014, de http://linguagemcorporal.net.br/identificando-sorrisos-falsos/.
8 Flares Facebook 6 Twitter 1 Google+ 1 8 Flares ×
The following two tabs change content below.
avatar
Psicólogo, doutor em psicologia (UnB), possui diversas especializações na área de educação, segurança e políticas públicas. Tem larga experiência acadêmica e profissional na interpretação da linguagem corporal, presta assessoria institucional no Congresso Nacional e desenvolve trabalhos acadêmicos nas temáticas da análise da mentira e da linguagem corporal. Veja o currículo completo aqui!
avatar

Latest posts by Sergio Senna (see all)

31 Comments

  1. avatar

    Edinaldo Oliveira via Facebook

    25 de junho de 2012 at 16:15

    Sylvio, como explicar as variações do humor durante a gestação? Aquele primeiro choro é devido ao processo inicial de respiração (pulmões começam a funcionar). Depois deste estresse inicial, o mesmo pode manter-se quieto, rir, continuar a chorar…

    • avatar

      Sylvio

      26 de junho de 2012 at 17:11

      bem complexo né? essa fase dos 0 ate os 2 anos segundo Piaget é a fase do pré operatorio, a criança começa a interagir, sorriso é uma forma de interação…

  2. avatar

    Sylvio Pecoraro via Facebook

    25 de junho de 2012 at 15:54

    Por um lado podemos entender que é muito mais provável que crianças recém nascidas chorem ao invés de sorrir. Por outro podemos concluir que um ser humano desta idade não tem habilidade para mentir. Complexo

  3. avatar

    Edinaldo Oliveira via Facebook

    23 de junho de 2012 at 12:05

    Fiquei na dúvida do 7 agora dr. Sergio Senna Pires…rsrs

  4. avatar

    Sylvio

    22 de junho de 2012 at 20:55

    Tenho uma amiga que está fazendo sua monografia baseada em linguagem corporal, tem alguma dica para ela doutror?

    • avatar

      Sergio Senna

      23 de junho de 2012 at 14:18

      Prezado Sylvio,

      O Portal já possui um conteúdo bastante diversificado de artigos no tema. Temos, ainda, muitas referências a trabalhos científicos.

      Meu conselho é que ela faça uma busca no Portal e se baseie em nossas referências.
      Alerto para o fato de que a quase totalidade dos livros sobre linguagem corporal em língua portuguesa não trazem conteúdo científico. Para a redação de trabalhos acadêmicos, eles não servem.

      Saudações
      Sergio Senna

  5. avatar

    Edinaldo Oliveira via Facebook

    22 de junho de 2012 at 20:08

    Olá,

    Apenas como indicativo de pesquisas…

    Existem estudos apontando que o feto sorri: http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2011/05/31/831226/ciencia-laboratorio-expresso-facial-da-emoco-estuda-sorriso-no-feto-humano.html

    Que até os 3 meses de vida, ainda pelo desenvolvimento da visão, o sorriso seria não consciente (ele sorri para vultos) e que a partir dos 3 meses ele começa a entender o significado social do sorriso: http://www.clubedobebe.com.br/Manual%20Primeiros%20Anos/osprimeirostresmeses.htm

    Já li alguns artigos nesta área de desenvolvimento das emoções no contexto social de crianças mais novas, se localizar os artigos postarei aqui depois.

    Na foto, devemos considerar que o 6 e 7 (olho meio fechado e palpebra tensa) deve-se provavelmente à luz do ambiente, que deve agredir muito a visão do bebê. Sorriso 11 com 26 talvez..

  6. avatar

    Edinaldo Oliveira via Facebook

    22 de junho de 2012 at 19:07

    Assunto bem complexo hein… excelente pergunta e foto…

  7. avatar

    Ibralc via Facebook

    22 de junho de 2012 at 18:27

    Ellana escreveu sobre a foto:

    “o que acham do sorriso desta criança recém-nascida? Sorriso verdadeiro? Mero Reflexo? Se está sorrindo mesmo, podemos dizer então que o nascimento não seria tão traumático assim?”

    O que vcs acham?

  8. avatar

    Joyce Guimarães

    31 de março de 2012 at 6:04

    Adoro este site, através dele tenho aprendido muito e fico testando no meu dia a dia rsrs. É bom poder fazer observações em nós mesmos e naqueles q nos cercam, só tenho constatado a veracidade dos conteúdos postados aqui.
    Só tenho uma dúvida com relação a este assunto em especifico: Quanto as cirurgias plásticas ou photoshoping usados em algumas edições de fotos, isso ainda fica claro ou pode alterar a nossa tentativa de “desvendar” um sorriso?

    Grata: Joyce

  9. avatar

    Michelle

    27 de janeiro de 2012 at 15:08

    Vi sua entrevista na TV século 21 e gostei muito e agora vou começar a aprender um pouquinho mais sobre o assunto muiiito bom gostei mesmo!

    Obrigada por partilhar seus conhecimentos.

  10. avatar

    Raul Jr.

    4 de janeiro de 2012 at 15:36

    A terceira foto, contando de cima pra baixo, me deixou confuso, poderia falar mais sobre ela? Acredito que tenha outras “emoções” que não consegui traduzir, talvez a questão de contexto.

    • avatar

      Sergio Senna Pires

      4 de janeiro de 2012 at 16:42

      Prezado Raul, obrigado pela sua pergunta.

      Entendi que você se refere às fotos dos olhos e, especificamente, à de Bárbara Bush. Essa foi uma foto posada com um sorriso nada natural.

      O propósito dela é analisarmos os olhos. Observe que não há contração do músculo orbicular do olho (parte orbital).

      O que vemos é uma contração forte do levantador da pálpebra superior (que nos indica medo ou surpresa, dependendo do contexto) e dos Retratores da Pálpebra Inferior (pois se nota a tensão muscular na parte inferior das pálpebras).

      Essa contração na pálpebra inferior está associadas a estados de raiva e/ou medo.

      Resumindo, os olhos dessa pessoa me dizem que ela está com medo ou raiva (ou os dois).

      Pode ter sido essa a sua impressão.

      Um abraço e continue participando.
      Sergio Senna

  11. avatar

    marco aurelio

    9 de agosto de 2011 at 9:25

    achei muito interessante o assunto e gostaria de saber se com tantas transformações faciais e corporais através de plásticas, ainda assim, é possivel fazer este tipo de leitura facial? gostaria também de receber sugestão de literatura do assunto, desde já obrigado.

    • avatar

      Edinaldo Oliveira

      2 de abril de 2012 at 12:12

      Marco Aurélio,

      Veja a resposta acima, dada para a Joyce.

      Abraço,

      Edinaldo

  12. avatar

    Isabela

    1 de julho de 2011 at 16:13

    Ótimo site e matérias, realmente muito esclarecedor. Eu li um livro sobre linguagem corporal até pouco tempo, mas possuia poucas figuras, então usei o site como complemento. Obrigada e parabéns :)
    Uma pena que algumas imagens do site, como nessa pagina, estão quebradas… não aparecem. Seria de muito ajuda se consertassem.

    • avatar

      Sergio Senna Pires

      13 de julho de 2011 at 10:19

      Olá Isabela, obrigado pelo seu comentário. as imagens foram imediatamente disponibilizadas.

      Estamos verificando o que ocorreu. Entendo que os livros disponíveis em nosso idioma são insuficientes para que uma pessoa se torne um bom intérprete da linguagem corporal. A maior parte deles ensina “receitas de bolo”, o que não funciona muito nesse caso, pois interpretar a linguagem corporal significa entender o que ocorre em seu contexto.

      Por esse motivo, “receitas prontas” não adiantam muito. É muito melhor e mais eficiente trabalharmos com princípios e com o reconhecimento de movimentos e expressões faciais básicas. É isso que ensino em meus cursos.

      Siga participando com seus comentários.
      Um abraço
      Sergio Senna

  13. avatar

    João Dias

    29 de junho de 2011 at 15:42

    ADORO este site, cheio de informação sobre a linguagem corporal (precisamente o que eu estava a procurar) para mim é sem duvidas um dos melhores sites na net sobre este assunto.
    Espero que com o tempo consiga aprender (e decorar) tudo o que este site tem para se aprender! :D
    Desejo-lhe os melhores cumprimentos por este MAGNIFICO site, abraço.

    • avatar

      Sergio Senna Pires

      30 de junho de 2011 at 12:45

      Prezado João Dias, obrigado por deixar a sua opinião positiva acerca de nosso conteúdo.

      Tenha certeza de que escrevo cada artigo pensando em nossos leitores e em como encontrei tantas dificuldades para aprender o que sei.

      Encontrei muito material sem qualidade científica, sites superficiais, informação antiga e ninguém disposto a compartilhar seu conhecimento de verdade.

      Disponibilizamos o conteúdo tendo tudo isso em mente e para nos contrapor ao egoísmo.

      Por isso incentivamos nossos leitores a divulgarem os artigos pelo Twitter, Facebook e em suas listas de amigos.

      Um abraço e novamente obrigado pelas palavras de incentivo!
      Sergio Senna

  14. avatar

    Amaral

    1 de junho de 2011 at 18:17

    Muito bons estes testes. É uma área importante e eu acho que é pouco explorada. Acredito que seja realmente um campo bom a ser explorado, nos dando mais informações sobre as pessoas com quem lidamos. Parabéns!

  15. avatar

    André Rossiter

    20 de abril de 2011 at 22:11

    puxa muito show
    gostei muito do seu site
    a maneira clara que você disponibilizou a informação tá muito legal e didática
    obrigado por compartilhar com a gente aqui da net
    abração
    atenciosamente
    andré rossiter

    • avatar

      Sergio Senna Pires

      21 de abril de 2011 at 23:15

      Prezado André, obrigado pelas palavras gentis.
      Há algum tempo percebi que as pessoas andam retendo o tipo de informação que disponibilizo no Portal. Minha proposta é divulgar conhecimento científico, que tem estado afastado da população pela forma como é produzido e escrito.
      Me alegro que você tenha encontrado informação útil para si.
      Saudações
      Sergio Senna

  16. avatar

    Sergio Senna Pires

    15 de março de 2011 at 20:46

    Existem muitos outros detalhes para prestar atenção. Normalmente, um sorriso pode ser utilizado para encobrir outras emoções.

    Postem seus comentários e aí vamos tirando as dúvidas.

    Bons estudos.
    Sergio Senna

  17. avatar

    duque

    6 de março de 2011 at 20:14

    Esse tipo de assunto sempre prende minha atenção, adorei a materia!
    eu só axo que deveria conter explicações mais detalhadas sobre quais musculos estão onde e fazem o que!

    I Love It!

  18. avatar

    fifthalien

    27 de fevereiro de 2011 at 22:07

    ooooh crazy man….good job
    thanks guys….XD

  19. avatar

    Zero_o

    16 de fevereiro de 2011 at 11:29

    eu so sabia de um sinal do sorriso verdadeiro . eu gostaria de fazer um curso so q n tem aqui.
    parabens otima materia!!

    • avatar

      Sergio Senna Pires

      16 de fevereiro de 2011 at 17:10

      Prezada Amanda,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Fico feliz que tenha gostado da matéria.
      Fique atenta que, em breve teremos cursos pela Internet.
      saudações
      Sergio Senna

  20. avatar

    Tais Senna

    3 de fevereiro de 2011 at 22:53

    Simplesmente REVELADOR!

    Quem sabe agora eu fique mais esperta a esse tipo de sinal!
    Ótima explicação, muito rápida e acessível, sem contar o tema que é super importante e sempre atual!
    Parabéns!

Deixe a sua colaboração

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

8 Flares Facebook 6 Twitter 1 Google+ 1 8 Flares ×